Cerimônia de Aniversário do Capítulo
Adaptação: Clayton Rocha dos Santos e Renato Mathias de Camargo / Cap. Sorriso n° 344
Todos permaneçam na parte interna do Capitulo e serão chamadas somente as autoridades.
Abertura
MCA – Irmão Segundo Diácono, verifique se o Sentinela Apresentador está em seu posto, instruindo-o para nos guardar de qualquer intrusão.
2DA - **(duas batidas na porta)
SeA - **(duas batidas na porta)
2DA – (abre a porta) Irmão Sentinela Apresentador, o Capítulo vai iniciar seus trabalhos e o Mestre Conselheiro Apresentador determina que você nos guarde de qualquer intrusão.
SeA – A ordem do Mestre Conselheiro Apresentador será obedecida.
2DA – (fecha a porta) *(uma batida na porta)
SeA - *(uma batida na porta)
2DA – Este Capítulo está salvo de interrupções.
MCA - *(golpe de malhete)
(MCA , 1CA e 2CA se levantam)
MCA – Em cujo nome estamos aqui reunidos?
1CA – Em nome de Jacques DeMolay.
MCA – Por autoridade de quem?
1CA – Por autoridade do Supremo conselho da Ordem DeMolay para o Brasil.
MCA – Para que finalidade?
2CA – Para apreciar a camaradagem dos amigos e para nos lembrar dos ensinamentos da nossa sublime Ordem.
MCA – Quais são estes ensinamentos?
2CA – Devemos nos tornar melhores filhos e melhores cidadãos, praticando as virtudes cardeais da Ordem Demolay.
MCA – Irmão Primeiro Mordomo Apresentador, tendes permissão para abrir a Bíblia Sagrada sobre o Altar. ***(três golpes de malhete)
1MA – “Do Senhor é a Terra, e tudo o que nela encerra, a redondeza da Terra e todos que nela habitam”. Abro a Bíblia Sagrada sobre o Altar como símbolo da Liberdade Religiosa e do amor incessante de nosso Pai Celestial.
MCA – Irmão Segundo Mordomo Apresentador, coloque os livros escolares sobre o Altar.
2MA – Coloco os livros escolares sobre o Altar para representar a Liberdade Intelectual e nos recordar que as Escolas Públicas são os alicerces da grandeza de nossa Pátria.
MCA – Irmão Primeiro Diácono Apresentador, cumpra seu dever no Altar.
(o MCA começa fala seguinte enquanto o 1DA se encaminha ao Altar, e então nomeia as virtudes no conforme o 1DA acende as velas referentes as mesmas)
MCA – Nossos antepassados bem sabiam que a Liberdade Religiosa, representada pela Bíblia Sagrada, a Liberdade Civil, representada pela bandeira da nossa Pátria e a Liberdade Intelectual, representada pelos livros escolares devem sempre andar juntas para que sejam plenas. Em torno desses baluartes, a Ordem Demolay coloca sete velas representando as virtudes cardeais de um Demolay: Amor Filial, Reverência às Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo. Assim como as luzes destes candelabros iluminam nosso Capítulo, possam elas brilhar diante dos homens de bem, afim de que eles possam ver nossos bons trabalhos e glorificar o Pai que está no Céu. Só que hoje, uma dessas luzes brilhará bem mais forte que as demais em nossos corações. É a quarta, a vela que fica no centro das nossas sete, que é o emblema do Companheirismo.
MCA – Irmão Porta-Estandarte Apresentador, apresenta a Bandeira de nossa Pátria diante do Altar.***(três golpes de malhete). Peço a todos que fiquem firmes enquanto rendemos nossas homenagens à nossa Pátria, cantando o Hino da Bandeira. Cantemos o Hino Nacional.
(após o Hino o PEA retorna ao seu posto)
MCA – Declaro esta Reunião Comemorativa do 13º aniversário do Capítulo Sorriso nº 344 do SCODB devidamente aberta. *(golpe de malhete)
Trabalhos
MCA – Irmãos Preceptores, apresentem o Brasão da Ordem Demolay.
1PA – A Coroa, simboliza a Coroa da Juventude e constantemente recorda a um Demolay de suas obrigações e os sete Preceptores desta Ordem: Amor Filial, Reverência às coisas sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo.
2PA – As dez pedras preciosas que ornamentam a Coroa são em honra do nosso tio Frank Sherman Land, e dos nove jovens cujas amizades os prenderam e os reuniram na formação da nossa amada Ordem Demolay. Os rubis vermelhos são em honra aos que já não se encontram em nosso Oriente, enquanto as pérolas representam os fundadores que ainda vivem. Quando, como acontece a todo homem, chega a convocação final para que veja o que honrou, uma pérola é substituída por um rubi vermelho.
3PA – O elmo é o emblema do cavalheirismo que nós Demolays exibimos por nossa cortesia e respeito por todos, pois de outra forma não poderia haver nenhuma delicadeza de caráter.
4PA – A lua crescente é um sinal de segredo e constantemente recorda para Demolays do dever em não revelar os segredos de nossa Ordem, ou trair a confiança de um Irmão.
5PA – A cruz branca de cinco pontas simboliza a pureza de suas intenções para que sempre se lembre do lema de nossa Ordem: “Nenhum Demolay pode falhar como cidadão, como líder ou como homem.”
6PA – As espadas cruzadas denotam justiça, fortaleza e clemência.Elas simbolizam a guerra incessante da Ordem Demolay contra a arrogância, o despotismo e a intolerância.
7PA - As estrelas que cercam a lua crescente são simbólicas de esperança e sempre deveriam nos fazer lembrar de todas as obrigações e deveres que um Irmão tem para com o outro.
MCA – Estejam seguros meus Irmãos de usar este Brasão orgulhosamente. Lembre-se, quando você usar este emblema, estará representando e falando por mais de três milhões de outros Demolay distribuídos pelo mundo, e que não poderão no momento falar por eles.
MCA – Irmão MCer Apresentador, convide os Irmãos para a realização da Cerimônia de Homenagem a Jacques Demolay.
MCerA – Tenho o prazer de convidar os Irmãos Past Mestre Conselheiro Atalias Molinari e Antonio Simões Neto, para realizarem a Cerimônia de Homenagem a Jacques Demolay.
*
Palavra relativa ao ato
MCA – Dou a palavra livre no sul e no norte para falar ao bem da Ordem.
2CA – A Palavra está livre no sul, alguém deseja fazer uso dela?
(todos que desejam se pronunciar tem a palavra concedida)
2CA – Mais nada no sul Irmão Mestre-Conselheiro Apresentador.
1CA – A palavra está livre no norte, alguém deseja fazer uso dela?
(todos que desejam se pronunciar tem a palavra concedida)
1CA – Mais Nada no norte Irmão Mestre-Conselheiro Apresentador.
MCA – A palavra está livre no Oriente, alguém deseja se pronunciar?
(todos que desejam se pronunciar tem a palavra concedida)
Interlúdio das Nove Horas
MCA – Irmão Escrivão Apresentador, há mais algum assunto a ser tratado nesta reunião?
EscA – Não, porém ainda não cumprimos o dever DeMolays reunidos em uma reunião.
MCA – ***(três golpes de malhete) Então Irmãos, procederemos com o Interlúdio das Nove Horas. *********(nove golpes de malhete)
MCA – Nesta hora em todas as partes do mundo, as mães se inclinam sobre os leitos onde se encontram os filhos que tanto amam.É também a hora tradicional quando os hóspedes e os internados em hospitais se preparam para descansar.Façamos um intervalo em nossas deliberações enquanto o Capítulo faz uma prece.Irmão Capelão guie-nos em oração.
(MCerA. conduz o CapA Até o altar)
MCA – Todos os Demolays ajoelhem-se sobre o joelho esquerdo e os demais permaneçam de pé.
CapA – Pai Nosso, como filhos de pais carinhosos e compreensivos, invocamos vossa divina proteção sobre todos os pais e mães de nossa pátria e de todo o mundo. Digna-te a derramar tuas bênçãos sobre nossas mães que têm oferecido seus incessantes cuidados em todos os anos de nossas vidas. Pedimos tua benção para todos os que trabalham, acalmando os que sofrem e ajudando os necessitados. Que sempre estejamos conscientes do dever de sermos irmãos de todos os indefesos, de todos os que sofrem e que encontremos alegria em servir ao próximo, em ajudar a consolar os que sofrem e os que estão tristes. Ajuda-nos a conduzir nossa vida com retidão e patriotismo para que sejamos dignos daqueles que lutaram por nossa querida pátria, servindo-a ou sacrificando-se por ela. Amém
Todos – Que Deus te abençoe Mãe, que Deus te abençoe Pai, que Deus abençoe a causa da Ordem Demolay. Amém.
MCA – Irmão Orador, tendes algo a dizer?
OrA – Sim Irmão Mestre-Conselheiro Apresentador, eu quero agradecer a presença.................
Encerramento
MCA – Nada mais havendo a tratar procederemos ao encerramento. Nós nos reunimos como amigos e Irmãos Demolay. Agora nos despedimos sob os votos de ajudarmos uns aos outros em todos os belos esforços e elevadas aspirações, e continuaremos a por em prática os grandiosos preceitos que aprendemos e continuamos a aprender quando reunidos. Declaro encerrada esta Reunião Comemorativa do 13º aniversário do Capítulo Sorriso nº 344 do SCODB. *(golpe de malhete) Irmão Primeiro Diácono Apresentador, cumpra seu dever no Altar.
(1DA apaga as velas, retira os livros escolares e fecha a Bíblia Sagrada)
Saída em família.
Adaptação: Clayton Rocha dos Santos e Renato Mathias de Camargo