Cerimônia de visita do Cap. DeMolay á Loja Maçônica

 

VISITA DE CAPÍTULO DeMOLAY EM LOJA MAÇÔNICA

 

O presente trabalho tem por objetivo orientar os Capítulos DeMolay, na prática constante da divulgação e propagação da Ordem DeMolay junto às Lojas Maçônicas e em especial, despertar a atenção dos Maçons que desconhecem a Instituição, fazendo com que a apresentação e o trabalho dos DeMolays desperte a confiança de todos em prol do objetivo de "Homens Melhores para um mundo melhor".

 

I - Da Organização

 

Inicialmente o presidente do Conselho Consultivo, ou ainda o Consultor do Capítulo, ou qualquer outro membro interessado da Ordem DeMolay, solicita ao Venerável Mestre de uma Loja Maçônica, que seja concedido 1/4 de hora dentro da Ordem do Dia, para apresentação e divulgação da Ordem DeMolay através do Capítulo ..............(nome do Capítulo).............................. da Ordem DeMolay.

Conseguido o intento, esclarece ao Venerável Mestre que os trabalhos da Loja devem ser abertos dentro da normalidade e que por ocasião da Ordem do Dia, os mesmos deverão ser suspensos e transformados em Sessão Especial (Branca) de Recepção ao Capítulo ................. (nome do Capítulo).............. da Ordem DeMolay e que ao final da cerimônia retornarão ao ponto em que o mesmo foi interrompido.

 

II - Do procedimento

 

(Transformados os trabalhos, um Maçon, Consultor DeMolay, rapidamente coloca os candelabros das 7 Virtudes Cardeais em volta do Altar dos Juramentos.)

Mestre de Cerimônia da Loja - ( Na porta do Templo )

Por Ordem do Venerável Mestre, tenho a honra de convidar o Capítulo .............. (nome do Capítulo)............. da Ordem DeMolay a dar ingresso ao nosso Templo.

 

Mestre de Cer. Capítulo - (Posta-se à frente da comitiva colocado do lado externo do Templo e responde) Por deferência do Mestre Conselheiro da Capítulo .......... (nome do Capítulo).......... da Ordem DeMolay, temos a honra de aceitar o convite dos queridos Tios da Loja .......... (nome da Loja)........................... e rogamos ao Pai Celestial Sabedoria e Prudência, para sermos merecedores do carinho e atenção de todos.

 

Venerável Mestre - ( Determina aos Irmãos da Loja que fiquem em pé )

 

(Procede-se a entrada ritualística do Capítulo, com a postura em frente ao Altar dos Juramentos. Todos os DeMolays se ajoelham em uma prece silenciosa, terminada com uma expressão AMÉM, por parte do Mestre conselheiro. Todos se levantam)

 

Venerável Mestre - Agradeço ao Capítulo ......... (nome do Capítulo)..................... da Ordem DeMolay em ter aceito nosso convite, prossiga-se a cerimônia. Irmãos queiram sentar-se.

 

Mestre Conselheiro - Meus Irmãos, vamos proceder o Cerimonial das luzes. ( Leitura do Cerimonial pelo Mestre Conselheiro, com o Irmão 1° Diácono cumprindo com o seu dever. Os demais Irmãos permanecem postados em suas posições, junto ao Altar dos Juramentos. )

Venerável Mestre - ( Terminada a Cerimônia das luzes ) Convido o Mestre Conselheiro e aos e os sobrinhos que iram fazer palestra, a sentarem-se no Oriente, e os demais a ocuparem as cadeiras destinadas aos mesmo no Ocidente.

 

Mestre de Cer. do Capítulo - (Cumpridas as determinações estando todos em seus lugares.)  Convido o Irmão ......................................................... para fazer a leitura do trabalho........................................................., e o Irmão ......................................................... para falar sobre o tema "A ORDEM DEMOLAY".

(Terminada a leitura ou a palavra sobre o determinado tema que não pode ultrapassar 10 minutos, no máximo dois assuntos devem ser tratados.)

 

Mestre Conselheiro - (Finda a palavra do DeMolay para a palestra e o DeMolay determinado para falar sobre a Instituição.)

 

Mestre Conselheiro - Agradeço ao Venerável Mestre e os queridos Tios o convite que nos ofereceu a presente oportunidade de apresentação da Ordem DeMolay. (Solicita permissão para retirar-se fazendo o Convite para a reunião DeMolay, etc. Logo após, dirigindo-se para o Altar dos Juramentos, onde procede-se a Cerimônia das 9 Horas, quando ao final desta todos os DeMolays retiram-se definitivamente do Templo.)

 

Venerável Mestre - (Após a retirada dos Candelabros das Virtudes Cardeais pelo Irmão que fez a arrumação) Em Loja, meus Irmãos, os trabalhos serão reencetados, no ponto em que foram transformados para recebemos nossos Sobrinhos do Capítulo ......... (nome do Capítulo)..................... da Ordem DeMolay.

 

Observação Final: Cada participante DeMolay deve conscientizar-se que todo o Ato programado, deve ter a duração máxima de 30 minutos, visto que a Loja ter que prosseguir com seus trabalhos normais.